Dicas de utilização

Home  / Dicas de utilização

Conhecendo os tipos de tecidos


TECIDOS NATURAIS 

ALGODÃO
Encolhe se for lavado à alta temperatura, resiste bem ao ferro e, se for colorido, deve ser lavado primeira vez sozinho.
Vantagens: fresco, flexível e resistente.
Inconvenientes: não retém bem as cores e tende a amassar.

TECIDOS ARTIFICIAIS 
ACETATO, RAYON E VISCOSE.
Não devem ser centrifugados para evitar deformações.
Vantagens: têm um toque sedoso e fixam bem as cores.
Inconvenientes: baixa resistência à umidade, queimam com facilidade e concentram eletricidade estática. 
TECIDOS SINTÉTICOS 
POLIÉSTER, NYLON E LYCRA
Altamente sensível ao calor, devem ser lavados em água morna e passados à baixa temperatura, sem vapor.
Vantagens: muito resistentes, amassam pouco e retêm bem as cores.
Inconvenientes: queimam com facilidade e concentram eletricidade estática.

NORMAS GERAIS PARA TODOS OS TECIDOS 
- As altas temperaturas são sempre PREJUDICIAIS aos tecidos.
- A centrifugação e a secagem direta ao sol tendem a DESCOLORIR as roupas.
- Nunca tente remover manchas rebeldes. LEVE A ROUPA a um especialista.
- Os alvejantes são preferíveis à águas sanitárias, que desgasta as fibras da roupa.
- Lave sempre a seco as roupas que têm forro e/ou entretelas.
- Use sabão neutro para lavar tecidos delicados.
- Dissolva bem o sabão para que este não produza manchas.

Como tirar manchas em roupas de tecido
Leia atentamente o rótulo dos produtos que for usar e siga as instruções. Não se esqueça também de ler a etiqueta da peça manchada.

  • Batom: Antes de lavar, passe um algodão para tirar o excesso. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, pegue um removedor e um pouco de detergente neutro e misture. Esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.
  • Café ou chá: Estenda a parte atingida sobre uma tigela e despeje água fervente até a sujeira desaparecer. Ou passe um cubo de gelo sobre a mancha.
  • Esmalte de unhas: Usar acetona ou removedor de esmaltes. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão.
  • Ferro de passar: Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.
  • Gorduras: Molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Outra maneira de remover a mancha é colocar bastante talco por muitas horas
  • Mofo: Enxágüe o local com 1 colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Em manchas mais difíceis de sair deve-se deixar a peça de molho em água bem quente com sal, até que a água esfrie. Em seguida, exponha ao sol, colocando sobre a mancha suco de limão e sal, deixando por horas. Depois lave normalmente.
  • Suor: Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido.
  • Tinta de caneta: Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido ou deixe-o de molho no leite.
  • Remover vinco: Para aumentar a barra de uma calça sem deixar marca de vinco, passe gelo no vinco antigo e, em seguida, passe o ferro quente.